Integra CNDL

CDL Ipueiras: criando oportunidades e construindo o futuro

Igreja Matriz de Ipueiras, CE (Foto: WIkimedia Commons)

No CDL em Todo Lugar desta semana, vamos conhecer a CDL Ipueiras, entidade representativa do comércio no interior do Ceará

Ipueiras é uma cidade cearense com cerca de 40 mil habitantes e Produto Interno Bruto (PIB) per capita próximo a meio salário-mínimo, um dos mais baixos do estado – ocupando a 166° posição entre os 184 distritos cearenses. Segundo Luiz Carlos Soares Filho, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipueiras, apesar das dificuldades, o comércio é uma das principais fontes de receita da cidade, o que torna a atuação da entidade importante para o desenvolvimento local.

“Em Ipueiras, o nome da CDL é muito forte, assim como em todo o estado do Ceará. Somos muito respeitados, temos muita credibilidade”, destaca Luiz Carlos, acrescentando: por meio da Câmara, temos corrido atrás daquilo que acreditamos que faz bem para os lojistas e para todo o povo da cidade. Com união, é possível fazer muita coisa pela força do mercado”.

Pandemia
Para Soares Filho, que está em seu segundo mandato como presidente da CDL Ipueiras, a situação gerada pela pandemia é a pior já vivida pelo comércio local, que ficou fechado de março até junho de 2020, dificultando a vida das pessoas que dependem do setor para sobreviver.

“As dificuldades são muitas. É difícil a gente pedir para um lojista fechar sua empresa, sem falar que tem sido difícil manter o número de associados. A inadimplência está alta, a inflação tem castigado e o dinheiro tem sumido”, lamenta o presidente.

Com o desafio, a saída foi unir forças e buscar alinhar as informações. “A CDL mostrou para os associados que, neste momento, era importante estarmos unidos, sobretudo para que o poder público visse que não era só eu precisando de apoio, mas sim 80, 100 lojistas”, afirma o dirigente lojista.

Mesmo com todos esses obstáculos, o presidente se mostra otimista quanto ao futuro. “Nos momentos de desafios surgem oportunidades”, afirma Luiz Carlos, ao lembrar o crescimento do e-commerce e a queda dos custos proporcionada por ele.

CDL Ipueiras
Apesar de ser relativamente nova – a entidade foi criada há 13 anos –, a CDL Ipueiras está bem estruturada: conta com 12 diretores atuantes em diferentes áreas e tem sede. O espaço é alugado, mas já existe um projeto de arrecadação de recursos, até 2030, para a construção da sede própria.

A CDL Ipueiras também tem buscado capacitar os seus associados, promovendo cursos voltados para as tecnologias usadas no varejo. O objetivo é prepará-los para adaptar seus negócios para as demandas de consumo atuais. O dirigente lojista acredita que há margem para melhorar o ambiente de negócios da cidade.

“Numa cidade vizinha, existe uma feira livre, onde as pessoas vão comprar artigos para revender em Ipueiras. Deveríamos capacitar o povo daqui para produzir no município e levar para vender lá”, sugere Soares Filho.

O setor turístico é pequeno, mas tem potencial, segundo o presidente da CDL. Existem lugares ao redor da cidade que podem ser melhor aproveitados, afirma. É o caso do Mirante Delta, o Complexo da Colina e a Matriz de São Gonçalo, distrito histórico de Ipueiras.

*Estagiário sob supervisão de Fernanda Peregrino, editora da Varejo S.A.

Compartilhe:
Relacionadas
Integra CNDL

CDL Blumenau retoma o Ciclo de Palestras

A noite desta terça-feira (21) foi marcada pela retomada do Ciclo de Palestras, realizado pela CDL Blumenau em parceria com a UniSagres. Após mais de dois anos sem edições por conta da pandemia, a reestreia do evento contou com a presença do antropólogo e professor Luiz Marins, que subiu ao palco do auditório Heinz Geyer, no Teatro Carlos Gomes. Mais de 500 pessoas participaram da palestra “A grande retomada: ou somos todos vendedores ou a conta não fecha”. Compartilhe:
Integra CNDL

CDL São Caetano do Sul lança projeto de inovação

São Caetano do Sul é uma cidade localizada na região do ABC da grande São Paulo, conhecida por ter o melhor IDH do Brasil (PNUD/2010) estar entre os cinquenta maiores PIB do país e possuir uma renda per capta de mais de R$ 85.000,00. O município conta com uma população estimada de 162.763 habitantes com empregabilidade e ocupação acima de 75% e taxa de escolarização de 97% Compartilhe:
Integra CNDL

CDL/BH sedia palestras gratuitas sobre gestão e desenvolvimento cultural

Nos dias 21 e 22, o Centro de Convenções da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) será palco de palestras e rodas de conversa do 3° Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo e Circuitos Turísticos, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). O evento será realizado de 20 a 22 de junho em diferentes espaços de Belo Horizonte. A programação diversificada e gratuita reúne ações que propõem maior aproximação entre cultura e turismo, bem como uma maior aproximação entre estado e municípios. Os ingressos estão disponíveis na Sympla. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.