Integra CNDL

CDL Itapajé: ações para alavancar o comércio local

No CDL em Todo Lugar desta quinta-feira, você conhece a CDL Itapajé (CE), que tem trabalhado para inserir seus associados no mundo digital e alavancar as vendas das lojas físicas

A pandemia do novo coronavírus e as restrições sociais impulsionaram o comércio virtual de 2020 para cá. Só para ter ideia do quanto o e-commerce cresceu, 91% dos internautas brasileiros realizaram alguma compra pela internet nos últimos 12 meses, um aumento de 5 pontos percentuais em comparação com 2019. Os dados são de pesquisa divulgada em maio deste ano e realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.

Neste cenário, é indispensável para as empresas estarem na internet. De olho nas oportunidades online de negócios, os empreendedores da cidade cearense de Itapajé, localizada em uma região serrana a cerca de 130 km de Fortaleza, têm participado das capacitações em marketing digital e vendas eletrônicas realizadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itapajé.

Os cursos são realizados em parceria com o Sebrae Ceará, no auditório da sede da CDL Itapajé. Só este ano, 50 comerciantes participaram da qualificação, que segue todos os protocolos de segurança para evitar a transmissão da covid-19.

“Temos recebido muitos pedidos para realizar novamente a Oficina de Marketing Digital. Muitos comerciantes estão em busca de conhecimento sobre vendas online, pois viram a necessidade de se digitalizar e fazer negócios digitais”, conta Elizete Gomes, presidente da CDL Itapajé, acrescentando: “em breve realizaremos outro curso no qual ensinaremos os micro e pequenos negócios a venderem pela plataforma da Magalu”.

Igreja Matriz de Itapajé (Fotos: Hening Loureto)

A entidade também tem realizado capacitações em outras áreas, como formação de preços, saúde mental e até turismo. A região serrana onde fica Itapajé é conhecida pelas trilhas na mata e também rapel. Em geral, o destino é a Pedra do Frade, formação rochosa cujo contorno lembra um frade com capuz e um dos vários monumentos geológicos da Serra de Uruburetama a 900m de altitude.

“Para ajudar os nossos associados a lidarem com as pressões e tensões resultantes da pandemia – o abre e fecha do comércio afetou o nosso faturamento –, realizamos uma palestra motivacional. Agora estamos organizando uma visita à Pedra do Frade, com um condutor experiente em trilhas e rapel”, explica Elizete Gomes.

Com tantas belezas naturais, o município cearense conta com várias pousadas e passeios. Além do turismo, os setores agropecuário – destaque para a produção de bananas –, varejista, artesanato – sobretudo, bordado – e calçadista também são importantes geradores de emprego e renda na região. Itapajé conta com uma unidade da fábrica de sapatos Paquetá, que gera cerca de três mil empregos, segundo a presidente da CDL Itapajé. A população itapajeense é de aproximadamente 53,5 mil habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Praça da Assembleia (Fotos: Hening Loureto)

Promoções
Fundada em agosto de 1994, a CDL Itapajé conta com aproximadamente 70 associados, atualmente. Na pandemia, perderam cerca de 30 associados, que foram afetados pela crise sanitária e econômica.

“A pandemia tem sido muito difícil para a nossa cidade. Mas nós, da CDL Itapajé, temos buscado sempre fazer as coisas acontecerem, realizando diversos trabalhos de apoio ao empreendedorismo e, especialmente, aos nossos associados. Agora que a vacinação está bem avançada, a economia já dá sinais de retomada”, comenta Elizete Gomes, que é empreendedora do setor de roupas e calçados e estuda a abertura de buffet de festas.

Além de fazer importante serviço de proteção ao crédito, a CDL Itapajé realiza ações promocionais em datas sazonais, como Dia das Mães e Natal.

“Os nossos shows de prêmios já são tradicionais aqui e conhecido por alavancar as vendas nas datas comemorativas, pois atraem a clientela para as lojas. No Natal deste ano, vamos presentear 10 famílias. Estas promoções são ganha-ganha: bom para os consumidores e bom para os lojistas”, conclui a presidente da CDL Itapajé.

Fotos: Hening Loureto/@hkimagens

Compartilhe:
Relacionadas
Integra CNDL

CDL Patos de Minas distribui de kits de higiene pessoal a entidades sociais

Em cerimônia na manhã do dia 17 de maio, a CDL de Patos de Minas realizou a entrega de Kits Solidários, contendo itens de higiene pessoal, para entidades sociais e instituições que prestam assistência à comunidade. O material irá contribuir para a saúde e os cuidados das crianças que pertencem às famílias assistidas pelas entidades contempladas com o projeto. Compartilhe:
Integra CNDL

Gabriela Schwan palestra na abertura dos eventos e posse das embaixadoras do NME da CDL NH

Na noite desta quarta-feira (18), após dois anos, o Núcleo da Mulher Empreendedora (NME) da CDL Novo Hamburgo realizou a inauguração do ano de eventos de forma presencial! E, para dar início aos trabalhos deste ano, o NME promoveu a palestra da empresária e CEO da Rede Swan Hotéis, Gabriela Schwan, com o tema “O empreendedorismo feminino: resiliência e inovação”. O evento foi realizado no Salão Nobre da CDL NH. Compartilhe:
Integra CNDL

CDL São João do Paraíso: novas ações e parcerias para fortalecer o varejo

No CDL em Todo Lugar desta semana, você conhece a CDL de São João do Paraíso (MG), capital do doce de marmelo e do óleo de eucalipto. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.