CDL Itapajé: ações para alavancar o comércio local
No CDL em Todo Lugar desta quinta-feira, você conhece a CDL Itapajé (CE), que tem trabalhado para inserir seus associados no mundo digital e alavancar as vendas das lojas físicas

No CDL em Todo Lugar desta quinta-feira, você conhece a CDL Itapajé (CE), que tem trabalhado para inserir seus associados no mundo digital e alavancar as vendas das lojas físicas
A pandemia do novo coronavírus e as restrições sociais impulsionaram o comércio virtual de 2020 para cá. Só para ter ideia do quanto o e-commerce cresceu, 91% dos internautas brasileiros realizaram alguma compra pela internet nos últimos 12 meses, um aumento de 5 pontos percentuais em comparação com 2019. Os dados são de pesquisa divulgada em maio deste ano e realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas.
Neste cenário, é indispensável para as empresas estarem na internet. De olho nas oportunidades online de negócios, os empreendedores da cidade cearense de Itapajé, localizada em uma região serrana a cerca de 130 km de Fortaleza, têm participado das capacitações em marketing digital e vendas eletrônicas realizadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itapajé.
Os cursos são realizados em parceria com o Sebrae Ceará, no auditório da sede da CDL Itapajé. Só este ano, 50 comerciantes participaram da qualificação, que segue todos os protocolos de segurança para evitar a transmissão da covid-19.
“Temos recebido muitos pedidos para realizar novamente a Oficina de Marketing Digital. Muitos comerciantes estão em busca de conhecimento sobre vendas online, pois viram a necessidade de se digitalizar e fazer negócios digitais”, conta Elizete Gomes, presidente da CDL Itapajé, acrescentando: “em breve realizaremos outro curso no qual ensinaremos os micro e pequenos negócios a venderem pela plataforma da Magalu”.

A entidade também tem realizado capacitações em outras áreas, como formação de preços, saúde mental e até turismo. A região serrana onde fica Itapajé é conhecida pelas trilhas na mata e também rapel. Em geral, o destino é a Pedra do Frade, formação rochosa cujo contorno lembra um frade com capuz e um dos vários monumentos geológicos da Serra de Uruburetama a 900m de altitude.
“Para ajudar os nossos associados a lidarem com as pressões e tensões resultantes da pandemia – o abre e fecha do comércio afetou o nosso faturamento –, realizamos uma palestra motivacional. Agora estamos organizando uma visita à Pedra do Frade, com um condutor experiente em trilhas e rapel”, explica Elizete Gomes.
Com tantas belezas naturais, o município cearense conta com várias pousadas e passeios. Além do turismo, os setores agropecuário – destaque para a produção de bananas –, varejista, artesanato – sobretudo, bordado – e calçadista também são importantes geradores de emprego e renda na região. Itapajé conta com uma unidade da fábrica de sapatos Paquetá, que gera cerca de três mil empregos, segundo a presidente da CDL Itapajé. A população itapajeense é de aproximadamente 53,5 mil habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Promoções
Fundada em agosto de 1994, a CDL Itapajé conta com aproximadamente 70 associados, atualmente. Na pandemia, perderam cerca de 30 associados, que foram afetados pela crise sanitária e econômica.
“A pandemia tem sido muito difícil para a nossa cidade. Mas nós, da CDL Itapajé, temos buscado sempre fazer as coisas acontecerem, realizando diversos trabalhos de apoio ao empreendedorismo e, especialmente, aos nossos associados. Agora que a vacinação está bem avançada, a economia já dá sinais de retomada”, comenta Elizete Gomes, que é empreendedora do setor de roupas e calçados e estuda a abertura de buffet de festas.
Além de fazer importante serviço de proteção ao crédito, a CDL Itapajé realiza ações promocionais em datas sazonais, como Dia das Mães e Natal.
“Os nossos shows de prêmios já são tradicionais aqui e conhecido por alavancar as vendas nas datas comemorativas, pois atraem a clientela para as lojas. No Natal deste ano, vamos presentear 10 famílias. Estas promoções são ganha-ganha: bom para os consumidores e bom para os lojistas”, conclui a presidente da CDL Itapajé.
Fotos: Hening Loureto/@hkimagens