Integra CNDL

CDL Porteirinha: plantando no presente para colher no futuro

Vista do Parque Estadual de Serra Nova e Talhado (Foto: divulgação/IEF)

No CDL em Todo Lugar desta semana, você conhece a CDL Porteirinha (MG), entidade comprometida com o desenvolvimento local

Foto: Dion Soares

Porteirinha é um município situado no norte de Minas Gerais que tem como principal atividade a produção de laticínios. Possui a segunda maior bacia leiteira da sua região e é frequentemente premiada em concursos de derivados de leite. A última vez que teve seus produtos reconhecidos foi em novembro, na cidade de Araxá, quando concorreu com cidades de 11 países e venceu o título de melhor requeijão moreno do mundo.

Além da produção de laticínios, Porteirinha também é reconhecida por outra atividade, a do turismo. “Temos o segundo maior parque de Minas Gerais, o Parque Estadual de Serra Nova”, diz o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de cidade, Cássio Samuel, que fala com orgulho da atração, cuja viabilidade se deveu, em grande parte, graças à atuação da CDL.

“Durante anos, o parque ficou jogado. Nós da CDL que conseguimos, em parceria com a associação Súber, dos amigos do parque, e da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porteirinha, angariar recurso para fazer o plano de manejo do nosso parque, que era uma das maiores dificuldades do desenvolvimento do turismo ecológico”, diz.

O plano procurou desenvolver o ecoturismo e valorizar o potencial turístico existente em todo o Parque, que conta com sete cachoeiras bastante frequentadas, além de grotas, morros e nascentes.

Cássio diz que, apesar de o turismo ecológico ser um elemento importante para a economia local, o parque não é uma exclusividade de Porteirinha. Ao contrário, é atrativo para outros quatro municípios: Serranópolis de Minas, Riacho dos Machados, Mato Verde, Rio Pardo de Minas, que juntas abrangem um total de 97 mil habitantes.

“Entendemos a importância do parque, mas ele não traz um retorno financeiro significativo para o município. Nossa fonte de renda principal é a criação de gado. O ecoturismo entra como um complemento para a economia. Impulsionando o turismo, a região como um todo é beneficiada”, analisa o presidente da CDL Porteirinha.

Trilha pelos cânions do Talhado, dentro do parque estadual (Foto: divulgação/IEF)

Juntos somos mais fortes
Como dirigente, Cássio possui uma relação antiga com a CDL local, fundada em 1995. Anos atrás, quando ainda era do ramo farmacêutico, chegou a ser diretor da instituição, mas havia se afastado para trilhar seus próprios caminhos, porém isso mudou recentemente.

“Há seis anos, em uma oportunidade de viagem oferecida pelo Sebrae, eu entendi a importância de trabalhar de forma coletiva. Sozinho a gente pode até fazer alguma coisa da porta para dentro, mas para o crescimento da empresa é preciso ter um terreno fértil da porta para fora. É algo que não se constrói sozinho”, diz o presidente.

Ao fim dessa viagem, Cássio já havia decidido retornar à CDL e, com o incentivo do presidente da instituição naquele período, lançou seu nome para a presidência da instituição.

Já há cinco anos no mandato, Cássio enfrentou um momento de tensão para todo dirigente lojista: a pandemia da Covid 19. Segundo Cássio Samuel, o que foi mortal para o comércio de várias cidades, em Porteirinha não teve uma influência tão negativa. “A cidade pequena tem uma facilidade maior de atender os clientes porque todo mundo conhece todo mundo, os clientes têm o telefone dos donos das empresas. Isso gerou uma certa facilidade”, diz o presidente.

Vista de Porteirinha (Foto: Fabiano Silva)

Prova disso é o atual número de associados da CDL local: 230, número superior se comparado ao período anterior à doença. Isso, afirma Cássio, se deve à aproximação da instituição junto ao Comitê Gestor da Covid-19 na cidade, que trouxe novos associados querendo ficar mais informados e dar suas opiniões e sugestões quanto ao que deveria ser feito pelo comércio local.

A entidade conta ainda com a CDL Mulher e a CDL Jovem, dois braços da instituição para identificar e incentivar a criação de novas liderança lojistas; e a Sala Mineira do Empreendedor, projeto do Sebrae realizado no município em parceria com a prefeitura e a CDL. Graças à iniciativa, a Câmara de Dirigentes Lojistas conquistou um espaço para atender aos associados e oferecer seus produtos e serviços. Cassio almeja estender esta parceria, a fim de garantir, pelos próximos 30 anos, um local fixo para a CDL.

Segundo o presidente, o momento é de mobilização e conscientização. “Mais do que capacitar o empresário, queremos facilitar a vida do empreendedor de forma direta, e por isso, é necessário se envolver em todos os conselhos do município, já que tudo é desenvolvimento, tudo afeta o comércio”, diz. “Hoje, em Porteirinha, em qualquer conselho que você vá, vai encontrar alguém representando a CDL lá dentro. Isso é importante porque desenvolvimento não se faz do dia para a noite em ações diretas. É preciso também atuar de forma indireta, preparando o terreno para colheita a longo prazo”, destaca.

Compartilhe:
Relacionadas
Integra CNDL

Gabriela Schwan palestra na abertura dos eventos e posse das embaixadoras do NME da CDL NH

Na noite desta quarta-feira (18), após dois anos, o Núcleo da Mulher Empreendedora (NME) da CDL Novo Hamburgo realizou a inauguração do ano de eventos de forma presencial! E, para dar início aos trabalhos deste ano, o NME promoveu a palestra da empresária e CEO da Rede Swan Hotéis, Gabriela Schwan, com o tema “O empreendedorismo feminino: resiliência e inovação”. O evento foi realizado no Salão Nobre da CDL NH. Compartilhe:
Integra CNDL

56ª CNCL: Inovações devem ser acompanhadas por mudanças culturais

Os autores José Salibi e Sandro Magaldi encerraram a programação de palestras da 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista (CNCL), que ocorre em Campos do Jordão desde ontem (13). Compartilhe:
Integra CNDL

56ª CNCL: Especialistas ensinam a usar liderança e tecnologia para alcançar o propósito do negócio

O tema discutido na primeira palestra deste sábado (14) foi “O impacto da liderança e da tecnologia no varejo”, com participação de Lisiane Lemos e Kenneth Corrêa. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.