Tendências e Inovação

Cinco usos da inteligência artificial no varejo

Gerd Altmann/Pixabay

Sites e aplicativos inteligentes reconhecem os hábitos dos clientes e personalizam as suas ofertas

Com uma gestão de dados inteligente, empresas de qualquer ramo podem ter ganhos de produtividade imensos. A inteligência artificial (IA) é uma ferramenta importantíssima para empresas e vendedores. Confira algumas formas em que a implantação dessa tecnologia pode ser transformadora:

Decidir mudanças de estratégia

A inteligência artificial pode ser uma excelente ajuda para a tomada de decisão. Com insights de dados, ferramentas de IA podem realizar mudanças proativamente nas estratégias de marketing e comercial de uma empresa, principalmente pequenas otimizações. A inteligência artificial consegue entender perfeitamente o que está funcionando e o que está fracassando.

Varejo digital adaptado

Sites e aplicativos inteligentes podem reconhecer e compreender o hábito dos clientes e personalizar as suas ofertas de acordo com isso. A IA entende o que o consumidor pode querer com base no que usuários similares fizeram anteriormente e percebem até mesmo se ele precisa de um desconto para finalizar a compra.

Gestão de estoque e melhoria de logística

A IA pode também fazer com que a gestão de estoque dos lojistas seja muito mais eficiente, além de poder melhorar a gestão de logística interna de redes de lojas – prevendo onde cada item precisa estar em cada momento e o transporte mais eficiente.

Conversa interativa

Robôs com IA podem ser disruptivos em diversas maneiras. Isso vai permitir que cada site ou aplicativo tenha uma espécie de vendedor (ou atendente de SAC) dedicado ao cliente, ajudando-o em todas as etapas do processo, aumentando a conversão e a satisfação do consumidor.

Propaganda inteligente

A IA pode compreender as necessidades do consumidor e gerar um perfil de consumo único e fornecer publicidade personalizada — recomendações, recompensas ou até mesmo conteúdo específico para aquela pessoa, barateando o custo para atrair o consumidor certo.

Fonte: SPS Consultoria

Compartilhe:
Relacionadas
Tendências e Inovação

APAS Show: IoT e soluções conectadas diminuem perdas e melhoram experiência do shoppper

Dar inteligência aos dispositivos é a proposta da Inwave para revolucionar o setor trazendo mais segurança e atuando diretamente na redução de perdas e melhora da experiência do consumidor Compartilhe:
Tendências e Inovação

Índice de competitividade: importância e desafios do frete

A velocidade de entrega é um benefício percebido pelos clientes e, por causa disso, deve ser explorada ao máximo para maximizar os resultados. Compartilhe:
Tendências e Inovação

Indústrias relacionadas ao metaverso devem movimentar R$ 4 tri até 2024

Muito além do conceito, as indústrias que se formaram em torno do metaverso já movimentam números expressivos. De acordo com dados da Bloomberg Inteligence, segmentos como RV (Realidade Virtual) e de RA (Realidade Aumentada), games, cloud e outros, devem movimentar mais de R$ 4 trilhões até 2024. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.