Tendências e Inovação

Cinco usos da inteligência artificial no varejo

Gerd Altmann/Pixabay

Sites e aplicativos inteligentes reconhecem os hábitos dos clientes e personalizam as suas ofertas

Com uma gestão de dados inteligente, empresas de qualquer ramo podem ter ganhos de produtividade imensos. A inteligência artificial (IA) é uma ferramenta importantíssima para empresas e vendedores. Confira algumas formas em que a implantação dessa tecnologia pode ser transformadora:

Decidir mudanças de estratégia

A inteligência artificial pode ser uma excelente ajuda para a tomada de decisão. Com insights de dados, ferramentas de IA podem realizar mudanças proativamente nas estratégias de marketing e comercial de uma empresa, principalmente pequenas otimizações. A inteligência artificial consegue entender perfeitamente o que está funcionando e o que está fracassando.

Varejo digital adaptado

Sites e aplicativos inteligentes podem reconhecer e compreender o hábito dos clientes e personalizar as suas ofertas de acordo com isso. A IA entende o que o consumidor pode querer com base no que usuários similares fizeram anteriormente e percebem até mesmo se ele precisa de um desconto para finalizar a compra.

Gestão de estoque e melhoria de logística

A IA pode também fazer com que a gestão de estoque dos lojistas seja muito mais eficiente, além de poder melhorar a gestão de logística interna de redes de lojas – prevendo onde cada item precisa estar em cada momento e o transporte mais eficiente.

Conversa interativa

Robôs com IA podem ser disruptivos em diversas maneiras. Isso vai permitir que cada site ou aplicativo tenha uma espécie de vendedor (ou atendente de SAC) dedicado ao cliente, ajudando-o em todas as etapas do processo, aumentando a conversão e a satisfação do consumidor.

Propaganda inteligente

A IA pode compreender as necessidades do consumidor e gerar um perfil de consumo único e fornecer publicidade personalizada — recomendações, recompensas ou até mesmo conteúdo específico para aquela pessoa, barateando o custo para atrair o consumidor certo.

Fonte: SPS Consultoria

Compartilhe:
Relacionadas
Tendências e Inovação

Como promover a campanha Outubro Rosa nas empresas

Para Thaisa Batista, que é graduada em Administração pela UFPR, campanhas internas de empresas sobre o Outubro Rosa engaja colaboradores e estreita as relações com a comunidade. Compartilhe:
Tendências e Inovação

Inovação, atendimento e sustentabilidade faz empresa crescer na pandemia

O sócio-diretor da Boulle revela que entre os fatores essenciais para o resultado estão boa vontade, boas ideias e a sede de conhecimento sobre o mercado. Compartilhe:
Tendências e Inovação

Cultura da inovação pede equipes com olhares diversos

É cada vez mais relevante promover a mudança de cultura e repensar a representatividade das mulheres nos cargos de liderança Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.