14 jul, 2024
0 ° C

De vendedor de doces a líder no varejo phygital

Gustavo (Guga) Schifino, diretor da Linx/Grupo StoneCo, estará presente no Omnivarejo 2024

Gustavo (Guga) Schifino - StoneLinx

Da venda de doces de porta em porta ao cargo de executivo de uma grande empresa. Gustavo Schifino, o Guga, é diretor da Linx/Grupo StoneCo e possui uma trajetória profissional bastante movimentada e inspiradora. Vamos conhecer um pouco mais sobre a sua carreira! Lembrando que ele está confirmado como um dos palestrantes do “Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo”.

Etapas para o sucesso

Guga Schifino divide sua carreira em algumas etapas marcantes. A primeira começou antes da maioridade, quando vendia doces de porta em porta e trabalhava como estagiário no Banco do Brasil. Na segunda, já maior de idade, ele conciliou o término da faculdade de Direito com duas atividades profissionais: adquiriu uma loja de surf e skate chamada Trópico e trabalhou como escriturário concursado no Banco do Brasil. Na faixa dos 30 anos iniciou outra fase, marcada pela dedicação à sua loja e pelo envolvimento com o associativismo, que o levou a posições de liderança na CDL local e na Associação Brasileira de Franchising. Por fim, vive a melhora etapa da sua carreira, inaugurando o primeiro marketplace phygital chamado Pier X no Shopping Iguatemi Porto Alegre, além de integrar a empresa de curadoria FFX e atuar como executivo no grupo StoneCo.

Um apaixonado pelo problema

Para Guga, o ponto de virada em sua carreira foi a percepção de que é essencial ser apaixonado pelo problema, e não pela solução. Esse entendimento lhe permitiu pivotar e ajustar seus negócios de forma a atender melhor as necessidades dos consumidores, sempre com uma visão clara do problema a ser resolvido.

Seus maiores desafios estiveram relacionados aos momentos de ruptura, quando ele precisava deixar a zona de conforto e empreender em novos negócios. Desde a decisão de abrir sua primeira loja até se tornar curador de eventos internacionais e palestrante. Segundo o executivo, esses momentos de mudança foram os mais difíceis e também os mais gratificantes, proporcionando um constante frio na barriga e uma enorme vontade de vencer.

Dentre essas vitórias, destaca-se o projeto Pier X no Shopping Iguatemi Porto Alegre, o primeiro marketplace phygital da América Latina. Com uma loja de 600 metros quadrados, o projeto integrou tecnologias como pagamentos 100% virtuais e a entrega de produtos direto da fábrica, revolucionando o varejo. O Pier X recebeu medalhas de ouro de inovação da Abrasce e outros prêmios importantes, destacando-se como um modelo disruptivo no setor.

Desafios do varejo

Para Guga, os maiores desafios do varejo atualmente incluem a necessidade de se manter relevante em um mundo híbrido e multicanal. O novo varejo veio para ficar e, assim como em outros países, deve assumir uma parcela significativa das vendas no Brasil. No entanto, ele acredita que o varejo nacional ainda não está completamente adaptado a essas novas circunstâncias.

Além disso, a experiência do cliente está em constante transformação, especialmente com as gerações Z e Alpha, que têm prioridades diferentes. Schifino enfatiza a importância de compartilhar a caneta com essas novas gerações, permitindo que participem ativamente no dia a dia das organizações para melhor entender e adaptar-se ao novo modelo de consumo.

Frase inspiradora

“Uma venda só se completa quando atingimos o sucesso do comprador”

Participação no Omnivarejo

No evento “Omnivarejo: uma nova experiência nas relações de consumo“, Guga Schifino promete insights atualizados de sua recente imersão na China, proporcionando uma visão aprofundada sobre o futuro do varejo. Além disso, ele quer ressaltar tópicos relacionados ao conversacional commerce e a todo esse ambiente provocado pelas demandas do mundo híbrido que estão sendo oportunizadas através das redes sociais.