19 maio, 2024
0 ° C

Dia das Mães: especialistas dão dicas para PMEs na data

Uma forma de atrair novos clientes para as promoções, e manter os antigos, é diversificar as plataformas: vale site, aplicativo e marketplace, dizem as sócias da Jahe Marketing

Shutterstock
Dia das Mães especialistas dão dicas para PMEs na data

A data é uma das grandes do calendário, mas a oportunidade também é boa para pequenas e médias empresas. Segundo a Nuvemshop, em 2023, as PMEs faturaram R$ 189,5 milhões em vendas digitais no período relacionado ao Dia das Mães. O levantamento ainda apontou que entre 2022 e 2023, o crescimento das PMEs nessa data subiu cerca de 33%.

Satye Inatomi, uma das sócias da Jahe Marketing, ressalta a importância da data e um dos motivos pela grande busca por presentes nessa época. “A celebração do Dia das Mães é uma importante data familiar entre os brasileiros, e não é para menos. Afinal, essas mulheres, muitas vezes as únicas responsáveis pelo sustento e bem-estar de suas famílias, merecem ser homenageadas A data, contudo, também tem grande relevância da porta para fora. Afinal, ela é a segunda principal data comercial do país, atrás apenas do Natal”, aponta.

A pesquisa também mostrou que durante os dias que antecederam a data no ano passado, somente as lojas online comercializaram mais de 3 milhões de itens, quantidade 23,6% superior ao registrado no ano anterior.

Nesse contexto, Thaís Faccin, também sócia da Jahe Marketing, ressalta que é importante estar preparado para uma grande demanda. “Além de garantir o atendimento à demanda corriqueira, pense que o fluxo de clientes pode aumentar rapidamente em épocas como o Dia das Mães. Sua resposta e atendimento devem ser capazes de absorver este novo público”, comenta.

Para as especialistas, não há dúvidas que o Dia das Mães precisa estar na programação de marketing e vendas de qualquer negócio B2C. Para se ter ideia, nos últimos anos, o Dia das Mães registrou um aumento de fluxo de consumidores entre 20% e 30%. Aliado a isso, o ticket médio de compras cresceu 13%, afirmam os dados da VarejOnline. “Também é importante oferecer opções variadas na hora do pagamento. Débito, crédito e claro, o PIX, têm de constar como opção”, alertam.

Uma forma de atrair novos clientes para as promoções, e manter os antigos, é diversificar as plataformas: vale site, aplicativo e marketplace. Para quem vende na loja física e também atua online é importante frisar: a estratégia do seu e-commerce deve estar em sintonia com a sua loja física. “A experiência phygital do consumidor, ou seja, maior e melhor integração entre os canais físico e digital, será um dos pontos fundamentais para a prosperidade neste período e no resto do ano”, afirma Faccin.

As sócias ainda destacam que é fundamental as PMEs não ficarem paradas. “Não espere até a véspera da data para fazer ações de marketing sobre o Dia das Mães”, alertam. “Envie e-mail marketing personalizados, faça campanha com promoções e novidades nas redes sociais, envie pushes, faça vídeos curtos para viralizar e mostrar o quanto seus consumidores são importantes!”. Dessa forma, a empresa mantém um relacionamento próximo com os clientes antigos e chama a atenção dos possíveis novos clientes.

“Outra estratégia para trabalhar nas redes sociais é a parceria com influenciadores digitais. Como o marketing é para as mães, pode dar muito certo falar com o lado emocional de quem também vive a maternidade”, finaliza Inatomi.