24 jul, 2024
0 ° C

DORITOS®, ANTRA e TODXS promovem ação em benefício de pessoas trans

Com início no Dia Nacional da Visibilidade Trans, marca e parceiros dão continuidade ao movimento #RespeitaMinhaIdentidade para promover ação popular em benefício de pessoas trans e travestis.

Em linha com o propósito e compromisso firmados por DORITOS® em estender o apoio à comunidade LGBTI+ para além do Mês do Orgulho, celebrado no mês de junho, a marca de snacks da PepsiCo — multinacional de alimentos e bebidas que completa 70 anos no Brasil em 2023 — apresenta a primeira ação do ano, inspirada pelo movimento-manifesto lançado em 2022: #RespeitaMinhaIdentidade. A partir do Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, a marca, em parceria com a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e a TODXS, vai realizar e financiar um projeto ao longo do ano visando a retificação do nome e/ou gênero de cerca de 700 pessoas trans e travestis ao redor do país.

Para possibilitar todo o processo, em 2022, DORITOS® doou para as instituições parceiras R$ 1 milhão. Voltado principalmente para pessoas trans e travestis de baixa renda ou em vulnerabilidade social, com olhar atento às questões de gênero e raça, priorizando pessoas trans negras, a ação será realizada com o suporte de mais 15 organizações espalhadas pelo país. Com inscrições descentralizadas em 15 estados, cada instituição terá acesso aos dados das pessoas interessadas e poderá aplicar recortes no critério de seleção de acordo com o nível de vulnerabilidade que o público que acolhem se encontra. Para se inscrever, basta acompanhar as redes sociais da marca, ANTRA, TODXS e demais parceiros. As inscrições vão ser abertas em breve.

Para chamar a atenção dos brasileiros e brasileiras para o tema e colocar luz ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, DORITOS®, em parceria com a ANTRA e a Almap/BBDO, realiza no dia 29 de janeiro uma ação popular com foco em conquistar mais aliados para a causa. Por meio de um mutirão em dois pontos da cidade de São Paulo, promotores vão convidar o público para assinar a petição por uma diagramação mais inclusiva no novo RG – dando continuidade à iniciativa de 2022 – assim como amplificar a informação sobre o projeto de retificação de nomes em parceria com a ANTRA e TODXS. O mutirão será realizado na Av. Paulista e no Elevado Costa e Silva (Minhocão), das 11 horas às 17 horas.

Com um pacote de conteúdos educativos e engajadores sobre o tema, DORITOS® conta com um time de influenciadores (as) e criadores (as) de conteúdo trans, como Beta Boechat, Gabi Loran, Jupi77er e Gab Van. Eles vão divulgar as ações e iniciativas apoiadas por DORITOS® ao redor do país, assim como convocar seus seguidores e suas seguidoras a continuarem apoiando a causa por um RG e políticas públicas que incluam pessoas trans como indivíduos da sociedade, assim como a da retificação dos nomes.

“Sabemos que, enquanto uma grande marca, DORITOS® tem um papel crucial no apoio à causa LGBTI+ e em 2022 firmamos um objetivo muito importante de fornecer estrutura e visibilidade para as principais pautas do movimento. Nosso objetivo é que, por meio de nossas ações, mudanças de comportamento reais da sociedade ocorram em apoio à comunidade. Para isso contamos com um time especializado que vem nos dando o suporte necessário para concentrarmos os esforços onde nossa ajuda é mais urgente a cada momento. Esperamos com isso que mais marcas, instituições e o apoio popular se estenda para além do mês de junho e se torne uma causa de todos e todas durante o ano inteiro”, comenta Cecília Dias, VP de Marketing para Salty na PepsiCo Brasil.

Novo RG e abaixo-assinado
Em março de 2022 foi aprovada a criação da nova carteira nacional de identidade que, apesar de incluir o campo para o nome social, obrigatoriamente apresentará campos como “sexo” e “nome de registro”. Segundo a ANTRA, a mudança é excludente para pessoas trans e travestis, principalmente aquelas que ainda não tiveram condições ou que enfrentam dificuldades no processo de retificação de nome no país, além de aumentar o risco de serem vítimas de violência ao apresentar um documento com esses marcadores, que muitas das vezes não as representa.

Pensando nisso, DORITOS® se uniu à causa e, em parceria com a instituição, lançou um abaixo-assinado em apoio à um novo modelo de RG mais inclusivo, além de investir na divulgação massiva da causa por meio das redes sociais da marca e influenciadores (as) parceiros (as). No final de 2022, o Ministério Público Federal requereu a suspensão do novo RG, que está em análise do Governo Federal, entretanto, para a marca e para a ANTRA, é necessário prosseguir com iniciativas que visam dar espaço, voz e estrutura para que pessoas trans tenham seus direitos garantidos no Brasil, uma vez que o tema segue em análise. A Ação Popular nº 1008800-39.2022.4.01.3500, distribuída pela ANTRA e pela ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos), questiona as mudanças do Novo RG instituído pelo Decreto nº 10.977/2022. Até o momento, mais de 17 mil pessoas aderiram à causa e manifestaram apoio ao movimento encabeçado pela instituição com o apoio de DORITOS®. Para fazer parte, basta acessar: Link