06 out, 2025
0 ° C

Firehouse Subs aposta em propósito social e vê espaço para crescer no mercado brasileiro de fast-food

O consumidor brasileiro busca cada vez mais conveniência e sabor, mas sem abrir mão da qualidade

Envato
Firehouse Subs aposta em propósito social e vê espaço para crescer no mercado brasileiro de fast-food

Crescer de forma sustentável no mercado alimentício exige mais do que sabor. Para a Firehouse Subs, rede americana de sanduíches que chegou ao Brasil em 2024, o segredo está em unir propósito social, experiência de consumo e eficiência operacional.

“Nosso DNA vem dos fundadores, que eram bombeiros. Por isso, a cultura de propósito social faz parte da essência da marca”, explica Iuri Miranda, CEO da Firehouse Subs no Brasil. Ele destaca que, além de gerar empregos, pagar impostos e atender bem os clientes, os negócios hoje são cobrados também pelo impacto que geram na sociedade.

No país, a marca mantém parcerias com o movimento União BR e com a Defesa Civil, promovendo a campanha “Centavos que podem salvar vidas”, que conecta a operação comercial a causas sociais. “Essa construção cabe perfeitamente na estratégia de crescer e conquistar espaço no mercado e na sociedade brasileira”, completa Miranda.

O empresário é um dos palestrantes confimados na edição 2025 da BConnected, evento que ocorre nos dias 7 e 8 de outubro, em São Paulo, reunindo lideranças empresariais, especialistas e marcas que ditam o ritmo dos negócios no Brasil e no mundo.

A edição deste ano conta com o apoio institucional da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), reforçando o compromisso da entidade com o fortalecimento do setor varejista no Brasil. Além disso, o portal Varejo S.A. participa como media partner oficial do evento.

Tendências do food service no Brasil

Para Miranda, a própria chegada da Firehouse já reflete uma tendência em expansão: a diversificação do fast-food com sanduíches artesanais, de cocção única e receitas diferenciadas, como o Brisket, o Pastrami e o Meatball Sub.

“O consumidor brasileiro busca cada vez mais conveniência e sabor, mas sem abrir mão da qualidade. Nesse sentido, oferecemos um cardápio versátil aliado a uma imagem moderna e ao uso de tecnologia que torna a experiência, do pedido à entrega, mais amigável e rápida”, ressalta.

Ele acredita que múltiplas tendências podem coexistir no setor, desde alimentação saudável até delivery e experiências em loja, desde que cada marca saiba oferecer um diferencial valorizado pelo consumidor.

Expansão robusta com base no modelo americano

Nos Estados Unidos, a Firehouse Subs é reconhecida por unir sabor, eficiência operacional e impacto social, e já figura entre os destaques do setor em pesquisas de satisfação. Essa trajetória serve de inspiração para o plano ambicioso no Brasil: abrir 500 lojas em 10 anos.

Segundo Miranda, o potencial está no tamanho do mercado brasileiro. O setor de fast-food movimenta cerca de R$ 140 bilhões por ano, sendo que a categoria de sanduíches e padarias responde por aproximadamente R$ 40 bilhões, uma das que mais crescem no país.

“É a maior ocasião de consumo fora do lar do brasileiro. O sanduíche é versátil, atende diferentes perfis e momentos de consumo ao longo do dia. Combinando esse cenário com a experiência internacional da marca e um time altamente qualificado no Brasil, acreditamos que há espaço para crescer de forma robusta, sem perder a essência da marca”, afirma.

BConnected 2025

What's your reaction?