Mês do Consumidor: 39% dos empreendedores apostarão em descontos para a data
Especialista em e-commerce destaca 5 dicas essenciais para quem deseja faturar mais no período
Shutterstock
O mês do consumidor tornou-se uma data importante para o varejo online: somente na semana do dia 15 de março de 2024, quando é comemorado o Dia do Consumidor, as PMEs online faturaram R$ 88 milhões, de acordo com dados da Nuvemshop. Neste ano, 39% dos empreendedores online pretendem fazer ações especiais para o Dia do Consumidor, segundo o NuvemCommerce 2025, estudo realizado pela Nuvemshop a partir de pesquisa com lojistas.
Para ajudar os empreendedores a se destacarem em março, Daniela Spinardi, Diretora LATAM do Ecommerce na Prática, – líder global em educação para e-commerce –, separou algumas dicas essenciais. “O Mês do Consumidor é uma grande oportunidade para fortalecer a marca e fidelizar clientes. Os consumidores estão mais abertos a novas experiências de compra e esperam benefícios exclusivos. Quem souber se comunicar de forma assertiva e oferecer um atendimento diferenciado pode transformar um comprador ocasional em um cliente fiel, o que garante vendas recorrentes ao longo do ano”, explica a especialista.
Confira as dicas para os empreendedores terem sucesso com o período:
1. Aproveite a Inteligência Artificial para personalizar a experiência do cliente: utilize IA para recomendar produtos com base no comportamento de navegação e criar interações automatizadas mais naturais. “Com a IA, é possível oferecer uma experiência de vendas muito mais personalizada. Utilizando, por exemplo, o ChatGPT, o empreendedor pode criar descrições mais detalhadas e assertivas sobre seus produtos, além de personalizar a sugestão de compra. Essa personalização pode ser amplificada compartilhando o histórico de compra dos clientes”, afirma Daniela.
2. Invista no Social Commerce e interaja diretamente com seu público: o Mês do Consumidor é o momento ideal para criar campanhas interativas no Instagram, TikTok e Facebook. “As redes sociais não são apenas espaços de divulgação, mas de conexão. O público espera interação e dinamismo. Fazer lives com promoções exclusivas e estimular a participação do consumidor no chat pode trazer resultados surpreendentes para aumentar as vendas”, destaca.
3. Ofereça um atendimento rápido e uma experiência de compra fluida: tenha um checkout simplificado e garanta um suporte ágil. “O consumidor valoriza facilidade e rapidez. Se o site for confuso ou o atendimento demorado, a chance de abandono de compra é alta. Automatizar processos, com auxílio de chatbots, por exemplo, faz toda a diferença para aumentar a conversão”, explica.
4. Aproveite o potencial do User Generated Content (UGC): incentive clientes a criarem conteúdo sobre seus produtos, os famosos unboxing, e interaja com essas postagens. “O boca a boca digital tem um peso enorme na decisão de compra. Quando um cliente compartilha uma experiência positiva, ele influencia outras pessoas de forma orgânica. Estimular os consumidores a gerarem avaliações, comentarem e compartilharem fotos é uma estratégia poderosa”, reforça Spinardi.
5. Tenha uma logística eficiente: invista em processos logísticos mais rápidos e que gerem credibilidade aos consumidores, principalmente em períodos de alta do varejo. “A velocidade de entrega é um grande diferencial competitivo. Mercado Livre e Amazon, por exemplo, já oferecem entregas em menos de 24 horas e os consumidores esperam padrões cada vez mais rápidos. Por isso, é preciso avaliar as opções disponíveis, como entregas expressas tanto nos Correios quanto em outras transportadoras, para oferecer prazos mais ágeis e atender às expectativas do público”, finaliza Daniela.