Movimento Varejo

O Dia do Cliente vem aí!

A data, celebrada no próximo dia 15, foi criada em 2003 e passou
a ter mais importância depois da digitalização do comércio

Dia 15 de setembro é celebrado o Dia do Cliente, uma data comercial com grande potencial de adesão e que permite ao vendedor impulsionar as vendas e fidelizar seus consumidores. Criada em 2003, no Rio Grande do Sul, como uma oportunidade para potencializar os negócios e fomentar a relação entre vendedor e comprador, a data acabou ganhando uma conotação diferente nos últimos anos, em especial depois da pandemia da Covid-19.

O isolamento social e crescente digitalização do comércio trouxe uma variedade muito maior de concorrentes, com muitas opções de preços e serviços. O resultado é que o custo não é mais o único fator na decisão de compra. Agora, a experiência do cliente para adquirir um produto é tão relevante quanto o próprio produto.

O comércio online já entendeu a força dessa data. Só em 2019, em conjunto com a Semana do Brasil, as ações do 15 de setembro renderam ao e-commerce mais de R$ 2 bilhões. Com o intuito de estreitar o relacionamento com seus consumidores, diversas marcas passaram a lançar promoções e ações na ocasião e com isso aumentar a taxa de conversão das compras e o tíquete médio das empresas. De acordo com pesquisa da Social Miner e Opinion Box, 57% dos entrevistados pretendiam comprar itens de necessidade com melhor preço em 2020 por conta do Dia do Cliente.

Além das tradicionais estratégias de remarketing com e-mails de desconto, cupons exclusivos e brindes especiais, especialistas listam seis dicas para garantir uma melhor experiência para o consumidor na data e após. Confira:

1 – Monitore o que os seus clientes estão falando sobre a sua marca
Monitorar o que está sendo falado sobre sua marca é crucial, pois é a partir das informações coletadas, principalmente no ambiente virtual, que as empresas criam estratégias eficazes para construir um relacionamento a longo prazo com seus diferentes públicos. Esse acompanhamento também possibilita entender quais canais seus clientes utilizam com mais frequência, agilizar as interações, identificar ameaças e oportunidades, além de entender o comportamento do seu público.

2 – Invista em interação com o consumidor
Em um mundo cada vez mais digital, investir no contato com o cliente por meio de um atendimento mais humanizado é fundamental para atrair e fidelizar os consumidores. Um dos recursos que vêm sendo cada vez mais utilizado é o live Commerce – recurso que permite às marcas, com auxílio da tecnologia, fazer transmissão ao vivo para demonstrar um produto ou serviço e vendê-lo.

3- Treine sua equipe
Ter uma equipe bem treinada, que saiba tirar as dúvidas dos clientes rapidamente e com conhecimento profundo do produto, é fundamental para que eles se sintam bem atendidos e confiantes em caso de necessidade.

4 – Consolide-se no meio digital
Empresas de varejo que necessitam vender mais precisam estar integradas aos grandes marketplaces.

5 – Melhore a experiência dos clientes
O cliente de hoje exige boas experiências. Por isso, é necessário pensar no consumidor acima de tudo. E investir em tecnologia, inteligência de vendas, logística e pagamentos, de forma integrada, para que o negócio prospere.

6 – Integre os canais de atendimento
O cliente quer praticidade e rápida resolução em todos os canais em que consome produtos ou serviços. Em redes sociais, aplicativos, sites e muitos outros canais, a demanda de atendimento é 24×7. Ao contar com robôs virtuais para suprir as necessidades dos clientes de forma fácil, eficiente e instantânea, é possível responder a perguntas frequentes, coletar informações e até direcionar o contato para um atendente com automatização.

Compartilhe:
Relacionadas
Movimento Varejo

Como manter as vendas do e-commerce em alta após a volta do varejo presencial?

Depois de vivenciar um grande crescimento durante a pandemia, o amadurecimento do e-commerce acelerou e hoje está em um estágio muito mais avançado do que o esperado. Compartilhe:
Movimento Varejo

Chegada do frio abre oportunidade para turismo de inverno no país

Entre os segmentos que podem se beneficiar da estação, o turismo se destaca na temporada, beneficiando várias atividades econômicas da cadeia produtiva. O período, que também é marcado pelas férias escolares de julho, é um momento propício para famílias e casais que desejam viajar. Os destinos mais procurados são as cidades mais frias do Sul e Sudeste do país, que exploram atrativos locais para atrair turistas de outras cidades, mas também moradores das próprias localidades. Compartilhe:
Movimento Varejo

Nove em cada dez shoppings adotam ambientes pet friendly

O setor de shopping centers aderiu a tendência pet friendly e promoveu inúmeras ações e serviços com o objetivo de tornar os seus espaços cada vez mais adequados e harmônicos aos animais domésticos. Segundo o Boletim Tendências e Oportunidades, da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), 9 em cada 10 shoppings os pets são permitidos e podem passear na companhia dos seus melhores amigos. Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.