Movimento Varejo

Pesquisa: mães deixam de comprar o necessário para priorizar pedidos dos filhos

Levantamento da Acordo Certo mostra que 45% já gastaram mais do que deveriam comprando algo para o filho e 44% já se endividaram fazendo isso.

Pesquisa feita pela empresa de renegociação de dívidas Acordo Certo mostra que 67% das mães entrevistadas já deixaram de comprar alguma coisa de que precisavam para atender a algum pedido do filho. Isso apesar de 90% afirmarem que avisam o filho antes de sair de casa com ele que não podem comprar nada por estarem sem dinheiro.

Segundo o levantamento, feito entre os dias 15 e 26 de abril com 461 mães cadastradas na empresa, 39% já levaram o filho ao supermercado e acabaram gastando mais do que o planejado, pois ele pedia tudo. Outros 30% já compraram um produto de marca só porque o filho pediu.

Outro destaque da pesquisa é que 57% das mães entrevistadas já compraram algum alimento que o filho pediu mesmo sem ter dinheiro para isso.

Por outro lado, 74% conseguem dizer “não” para o filho e 72% dizem não fazer sempre as vontades dele.

Quase todas as mães já falaram para o filho que não podiam gastar – 96% já disseram que não podiam comprar alguma coisa para o filho e 99% explicaram a razão.

Em relação a gastar além do orçamento, 45% já gastaram mais do que deveriam comprando algo para o filho e 44% já se endividaram fazendo isso. Outros 39% já compraram algum presente para o filho mesmo sem ter dinheiro para isso.

Em relação à educação financeira em casa, 90% das mães já conversaram com o filho sobre a situação financeira da família, 88% explicaram a ele como conseguem ter dinheiro e a importância do trabalho e 87% já conversaram sobre como guardar dinheiro.

“O Brasil não tem uma cultura de falar sobre educação financeira. Não vemos o tema nas escolas, nas faculdades e universidades, no mercado de trabalho, em nenhum lugar , comenta Bruna Allemann, Especialista em educação financeira da Acordo Certo.

De fato, temos hoje uma população com mais acesso à internet e esse despertar para algo tão importante e que impacta diretamente a vida das pessoas é perceptível na nossa pesquisa. As mães querem instruir os seus filhos a fazer diferente e dar atenção para esse ponto durante sua formação, preparando-os para a vida adulta”, completa.

Entre as mães entrevistadas, apenas 16% afirmaram que dão mesada aos filhos e 29% disseram que o filho ajuda financeiramente em casa. Além disso, somente 29% acreditam que irão ganhar presente de dia das mães neste ano.

Entre as pesquisadas, 54,4% declararam ser chefes de família, sendo que 70% possuem renda familiar entre meio e 2 salários mínimos, 49% têm renda pessoal entre meio e dois salários mínimos e 34% não possuem renda pessoal.

Emprego
O levantamento mostra ainda que 57% das mães já tiveram dificuldade para conseguir um emprego por terem filhos. Outros 66% precisaram cancelar algum compromisso pois não tinham com quem deixar o filho.

Outro destaque da pesquisa é que 51% delas tiveram que ir trabalhar e levar o filho junto, e 50% precisaram faltar ao trabalho, pois não tinham com quem deixar o filho.

Fonte: G1

Compartilhe:
Relacionadas
Movimento Varejo

Vendas do comércio varejistas crescem 1,2% e indicam retomada

Segundo a edição de setembro do Panorama do Comércio, depois do recuo observado em junho de 2021, o varejo voltou a registrar um resultado positivo no mês de julho. Compartilhe:
Movimento Varejo

Brasileiros querem fazer turismo nacional

Segundo a pesquisa Tomorrow’s Consumer, divulgada no primeiro dia de Latam Retail Show 2021, quase 60% dos brasileiros entre 60 e 80 anos desejam viajar pelo país Compartilhe:
Movimento Varejo

Abertura da Semana de Alimentação Fora do Lar tem clima de retomada com novidades

Diante de lideranças do setor e do poder público, Abrasel anunciou o Open Delivery, plataforma para facilitar a integração de pedidos que chegam por diversos sistemas. Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.