Economia e Finanças

Pix já responde por metade das transferências bancárias no Brasil

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Cerca de um terço dos adultos brasileiros já utilizou o Pix

Seis meses após ter sido lançado no Brasil, o Pix, sistema que permite transferências e pagamentos instantâneos, soma mais de R$ 1 trilhão em transações e já responde por mais da metade das transferências bancárias, apontam dados do BC (Banco Central).

O desempenho, que surpreendeu técnicos do BC, desenvolvedor da ferramenta, pode crescer ainda mais nos próximos meses, quando novas funções entrarão em operação. Entre as novidades, estão o Pix Saque e o Pix Troco, que vão, respectivamente, permitir que clientes façam saques em dinheiro ou, então, obtenham troco em moeda após pagamento por uma mercadoria com uso do Pix, por exemplo.

“Essa é uma funcionalidade que vai trazer muitos benefícios à população, principalmente às pessoas que vivem nas periferias das grandes cidades, onde as redes de ATM [caixas eletrônicos] não estão tão presentes, e nas pequenas cidades também”, explicou o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Ângelo Duarte.

Duarte informou ainda que a instituição trabalha para que o sistema passe a fazer transações offline, ou seja, sem que o cliente esteja conectado à internet. O objetivo é permitir que os brasileiros sem acesso permanente à rede também tenham condições de aderir ao Pix.

De acordo com o Banco Central, o Pix respondeu, em abril, por 51% de todas as transações bancárias do País. O restante das transações foi feito via TED, DOC, boleto bancário e cheque. Esse dado, portanto, não inclui as operações feitas por cartão de crédito, por exemplo.

Ainda segundo o Banco Central, cerca de um terço dos adultos brasileiros já utilizou o Pix ao menos uma vez. No total, entre novembro de 2020 e abril de 2021, os bancos cadastraram 404 milhões de usuários. A maior parte deles (94%) são pessoas físicas.

Fonte: O Sul
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Relacionadas
Economia e Finanças

MEI são os mais adeptos às contas bancárias digitais

Pesquisa do Sebrae revela que serviços presenciais nos bancos estão cada vez mais em desuso.
Economia e FinançasPesquisas

Panorama do Comércio apresenta a evolução das vendas do setor desde os anos 2000

A edição de março coloca o varejo em perspectiva, considerando as últimas duas décadas, as crises internas e a pandemia.
Economia e Finanças

UNECS se encontra com Bernard Appy

Na reunião, foram tratados assuntos como as alterações das alíquotas, o cashback de impostos, a tributação de lucros e dividendos e a desoneração da folha de pagamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.