Por que os marketplaces asiáticos são tão atrativos?
Os sites estrangeiros Shein, Shoppee e Aliexpress caíram nas graças dos brasileiros ao longo dos últimos anos.

Os sites estrangeiros Shein, Shoppee e Aliexpress caíram nas graças dos brasileiros ao longo dos últimos anos. Em novembro de 2022, milhares de pessoas se acotovelaram para acompanhar a inauguração da primeira unidade física da Shein na América do Sul. A pop-up store (loja temporária) fica no Shopping Vila Olímpia, localizado na zona sul de São Paulo. A pergunta que não quer calar é: por qual motivo o Brasil foi escolhido para abertura dessa loja no continente sul-americano?
“O Brasil é um grande mercado consumidor para a Shein. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, em seu relatório “Global Competitiveness Report”, de 2019, o país ocupa a décima posição ao avaliar o tamanho de mercado, indicando assim uma oportunidade para investidores estrangeiros entrarem em um mercado consumidor tão grandioso”, explica em artigo Mariana Munis, professora de Marketing e Comportamento do Consumidor da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.
Entre os brasileiros que compram em sites internacionais – operação denominada pelo instituto de pesquisa Nielsen como Cross Border Trade –, 58% dos shoppers são do gênero masculino; 62% têm entre 25 e 49 anos; 64% possuem ensino superior; e 39% dos shoppers têm a renda familiar até R$4.800. Os dados são de pesquisa realizada, semestralmente, com o painel de consumidores online, pela NielsenIQ|Ebit e Bexs Pay e divulgada na 46ª Edição do relatório Webshoppers. Foram entrevistadas 2.837 pessoas de 02 a 08 de agosto de 2022.
Segundo a professora da Mackenzie Campinas, o fator preço mais baixo é um dos grandes atrativos para os consumidores brasileiros comprarem de sites estrangeiros. A redução do tempo de entrega e o empacotamento da mercadoria também são importantes. “Todas chegam embrulhadas em uma sacolinha, que dá para ser utilizada posteriormente de outras formas. Além disso, a mercadoria boa e barata chega mais facilmente e a ansiedade da espera diminui”, conta Mariana Munis.
A facilidade de comprar no celular
Esses sites tornaram-se mais famosos, principalmente durante a pandemia. O fácil acesso aos produtos via o aplicativo mobile das lojas influenciou o fortalecimento dos marketplaces asiáticos em território nacional. Só para ter ideia, o mercado de mobile commerce (ou m-commerce) faturou, em 2021, R$ 95,5 milhões, representando 53% das vendas nacionais online, de acordo com dados do Relatório Apps Mobile de Compras de 2022, da Liftoff. Mariana Munis chama atenção para as estratégias de marketing digital usadas por essas plataformas.
“O cliente consegue efetuar suas compras de maneira intuitiva e fácil, além de encontrar precisamente as medidas da peça de roupa, por exemplo. Os usuários podem postar fotos com as mercadorias que compraram e efetuarem depoimentos sobre as peças, ganhando em contrapartida cupons de desconto nas próximas compras, o que faz com que muitas pessoas voltem a comprar”, relata a educadora.
As lojas asiáticas ainda têm várias iniciativas para incentivar as pessoas que nunca compraram da plataforma a efetuarem seus primeiros pedidos, como cupons de desconto.
“Ao abrir o aplicativo, o cliente pode resgatar cupons e, se deixou os depoimentos e a foto da mercadoria, acumula mais descontos. Logo, quanto mais um cliente compra, mais ele tem descontos e cupons”, diz a especialista.
Foto: Koshiro K/Shutterstock