Transforme sua vitrine em um espaço interativo
A tendência dos espaços instagramáveis desperta o interesse dos consumidores e os incentiva a compartilhar experiências nas redes sociais
A tendência dos espaços instagramáveis desperta o interesse dos consumidores e os incentiva a compartilhar experiências nas redes sociais
Até pouco tempo atrás, bons produtos e preços baixos andavam lado a lado na estratégia para chamar a atenção dos consumidores. Atualmente, é preciso ir além para se destacar. A experiência é peça-chave para conquistar novos clientes, criar uma imagem positiva e estimular a decisão de compra. E como colocar isso em prática? Usando e abusando do comportamento digital do consumidor.
“A onda dos espaços instagramáveis nasceu a partir de uma tendência: as pessoas estão cada vez mais buscando espaços culturais e de arte. Soma-se a isso o fato de estarmos 100% conectados e ávidos por compartilhar tudo que experimentamos, vemos e sentimos”, explica Luiza Brugger Issler, arquiteta, especialista em visual merchandising e diretora criativa da Vitrine Perfeita.
Além de serem a porta de entrada dos estabelecimentos, as vitrines podem transformar a relação com o cliente em amizade. Não se trata apenas de viver algo, as pessoas querem compartilhar o que viveram nas redes sociais. “A principal estratégia deve ser surpreender o seu cliente, gerando uma experiência positiva, instagramável e digna de ser compartilhada”, afirma.
Rafaela Lourenço, diretora de Visual Merchandising do escritório Vitrine VM, reforça que a experiência deve ir além da vitrine e seguir para dentro da loja. Ela considera que os principais objetivos de uma vitrine instagramável são gerar mais publicidade para a marca e converter o visitante em consumidor.
Um projeto da Vimer Experience Merchandising convidou os clientes da Hering a se balançar em um lugar inusitado. “A proposta surgiu com um novo modelo de loja desenvolvido pela marca, pautado na oferta de experiências ao consumidor, inaugurado no Shopping Morumbi, em São Paulo”, conta Paula Costa, analista de endomarketing da Vimer. A vitrine trouxe o conceito “100% algodão” vinculado aos produtos da marca, em cenário composto por um balanço no “céu”, que gerou vários cliques.
Para Paula, a vitrine é o convite para as pessoas vivenciarem a experiência que está sendo oferecida na loja. “A apresentação da produção e da história que está sendo trabalhada precisa ser capaz de rapidamente impactar e transmitir a mensagem que alavancará a conexão e o encantamento do consumidor”, explica.
Ao pensar em um espaço instagramável, o conceito é fundamental para criar a conexão entre a marca e o público a ponto de motivar a experiência. Com essa questão resolvida, é hora de pensar na produção. Ângulo da foto, elementos, cores e formas, é a partir do campo visual e sensorial que você conseguirá transmitir qualquer mensagem por meio de uma experiência.
“Se o espaço comporta a construção da experiência, não existe limitação, qualquer loja pode trabalhar as ativações instagramáveis com investimentos variáveis de acordo com o tamanho do espaço e dos materiais que serão usados. Mas é importante lembrar que esse formato de ativação tem data de início e fim; depois de um tempo, perde o ar de novidade e a atratividade fica comprometida”, completa.

Quer ter uma vitrine instagramável perfeita?
- Fique de olho na infraestrutura: ofereça espaço para as pessoas se movimentarem e uma iluminação adequada.
- Crie uma hashtag para estimular o compartilhamento e tenha uma estratégia pós-venda.
- Estimule o cliente a conhecer o restante da loja, entregando algo a mais.
- Seja criativo: use cenas inusitadas, conte com bom humor, cores e brilhos.
- Fique atento à periodicidade de renovação. As novidades são fundamentais para gerar impacto.