Varejo S.A. Podcast: como a pesquisa de tendência pode ser uma aliada para o seu negócio
Para explorar como as previsões e análises podem ajudar nas vendas, conversamos com Daniela Dantas, vice-presidente da WGSN na América Latina
Shutterstock
Imagine ter a habilidade de prever quais produtos serão os favoritos dos consumidores antes mesmo de eles se tornarem uma febre. E se você pudesse identificar novas formas de consumo e perfis de consumidores com tempo de sobra para se preparar e treinar sua equipe? No episódio desta semana do Varejo S.A. Podcast, conversamos com Daniela Dantas, vice-presidente da WGSN na América Latina, líder mundial em pesquisa de tendência.
Segundo Daniela, entender o contexto do público é essencial antes de se concentrar em produtos específicos. “Não adianta falar de produtos sem compreender o que se passa por trás, todo o contexto do público”, enfatiza. Esse conhecimento profundo do comportamento do consumidor permite que as empresas direcionem suas pesquisas e estratégias de maneira eficaz.
A chegada das redes sociais trouxe uma nova dinâmica para a pesquisa de tendências. Antes, identificar sinais e padrões recorrentes era um processo mais linear. “À medida que as redes chegaram e se estabilizaram, esse tipo de influência começou a se disseminar de uma forma muito mais rápida”, explica Daniela. Com um número crescente de influenciadores moldando opiniões, a velocidade e complexidade das mudanças no mercado aumentaram significativamente.
Hoje, as tendências podem surgir de qualquer lugar – desde grandes influenciadores até jovens anônimos nas ruas. “Está muito mais complexo entender quais são os potenciais das tendências”, observa Daniela. Essa diversidade de fontes torna a pesquisa de tendências ainda mais crucial para empresas que desejam se manter competitivas.
Para as empresas, ter acesso a uma base confiável de dados e análises é fundamental para tomar decisões informadas. “A pesquisa é importante porque fornece uma fonte confiável para entender o caminho correto das tendências”, afirma Daniela. Este nível de insight permite que as empresas inovem e se adaptem proativamente às mudanças do mercado, garantindo uma vantagem competitiva.
Quer conferir a conversa completa e saber mais sobre pesquisa de tendência? Escute o episódio do Varejo S.A Podcast no seu tocador preferido.