Varejo S.A. Podcast: como proteger o seu negócio de fraudes em e-commerce
Conversamos com Thiago Bertacchini, da Nethone, para conversar sobre como proteger o seu comércio eletrônico das fraudes
ShutterstockO comércio eletrônico está em constante crescimento, mas junto com esse avanço vem um aumento significativo nas fraudes online. Para entender melhor como proteger seu e-commerce dessas ameaças, o Varejo S.A. Podcast conversou com Thiago Bertacchini, executivo de desenvolvimento de negócios da Nethone.
De acordo com Bertacchini, a jornada digital de uma venda de e-commerce pode ser dividida em quatro grandes etapas: “A captação do consumidor, com a entrada dele no site; após isso tem o onboarding, que é o momento do cadastro na loja; depois há o check-out, onde ele está realizando a compra; por fim, o pós, caso o consumidor tenha algum problema com o produto e entra em contato com o SAC. E em todas as etapas é possível ter fraudes”. Isso mostra a complexidade e a necessidade de estar vigilante em cada ponto de interação do cliente com o site.
Para se te ideia da gravidade do problema, segundo dados do Banco Central, há mais de 2 mil tentativas de fraudes por minuto no Brasil. Além disso, o Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV) prevê um prejuízo de R$ 99 bilhões no varejo até o ano que vem, 2025. Esses números destacam a urgência de implementar medidas eficazes de segurança.
Durante o bate-papo, o executivo de desenvolvimento de negócios da Nethone destacou que o varejo brasileiro ainda enfrenta desafios específicos. “Estamos um pouco atrasados, pensando no excesso de fricção que colocamos para o usuário legítimo”, conta. Ele complementa avaliando que muitas vezes, na tentativa de barrar fraudes, as empresas acabam criando barreiras que dificultam a experiência de compra para os clientes genuínos, o que pode afastá-los.
Para minimizar fraudes sem comprometer a experiência do usuário, Thiago sugere uma abordagem equilibrada. Isso inclui o uso de tecnologias avançadas de detecção de fraudes, como inteligência artificial e machine learning, que podem identificar padrões suspeitos e prevenir transações fraudulentas em tempo real.
Quer conferir a conversa completa? Escute o episódio do Varejo S.A Podcast no seu tocador preferido.