Magalu: negócio que equilibra coração, cabeça e bolso
uiza Trajano, convidada desta semana do Varejo S.A. Podcast, conta como transformou uma pequena empresa do interior em um império; segundo a empreendedora, além desse equilíbrio, é fundamental uma equipe engajada, pois é ela quem faz tudo acontecer.
Luiza Trajano, convidada desta semana do Varejo S.A. Podcast, conta como transformou uma pequena empresa do interior em um império; segundo a empreendedora, além desse equilíbrio, é fundamental uma equipe engajada, pois é ela quem faz tudo acontecer
“Empreender é como ter uma raquete de pingue-pongue na mão onde você precisa rebater várias bolinhas ao mesmo tempo sem perder nenhuma jogada”, diz Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e uma das empresárias brasileiras mais respeitadas no País.
Luiza Trajano contou no episódio #97 — programa especial em comemoração aos dois anos do Varejo S.A. Podcast — que, para ter sucesso, você vai precisar de um bom jogo de cintura para equilibrar todas as responsabilidades e desafios.
“Tudo na vida exige muito trabalho, muita renúncia. Você não ganha dos dois lados, você sempre precisa escolher”, alertou a empreendedora. “Para crescer, precisa estar com a cabeça, coração e bolso alinhados; não pode descuidar do fluxo de caixa e, ao mesmo tempo, precisa ter investimento; e não pode esquecer da equipe, pois é ela quem faz tudo”, destacou a presidente do Conselho de Administração do Magalu.
A empresária acredita que, hoje em dia, é possível uma empresa repetir a trajetória de sucesso do Magalu. De acordo com Trajano, atualmente, é mais fácil isso acontecer, pois há várias medidas governamentais de incentivo aos pequenos empreendimentos, como o Simples Nacional, e mais acesso à informação e qualificação.
“Hoje a micro e pequena empresa possuem vários sistemas para ajudá-la nos primeiros passos e depois deles também. Muito mais ajuda e qualificação do que eu tive, na época que comecei. É possível começar pequeno e crescer no Brasil, pois aqui temos mais orientações e incentivos, muito mais do que em outros países. Basta escolher o negócio certo, na hora certa e trabalhar duramente. Os primeiros anos costumam ser bem difíceis, mas precisa perseverar”, ensinou.
Espírito de inovação
Luiza Helena explica que a inovação é uma vocação de família. “Tenho esse espírito inovador desde que me entendo por gente, mas acredito que veio muito antes de mim. Começou com a minha tia – eu me chamo Luiza por causa dela e é Magazine Luíza por ela também”, contou no programa, afirmando também que tem faro para a mudança. Mais que isso: é uma grande aliada da transformação e não tem medo de inovar.
“Antes, as lojas eram dívidas por setores e paredes. Em 1992, vi que aquilo não fazia muito sentido e mandei derrubar todas as paredes, integrando a loja como um todo”, disse a convidada do episódio #97. A experimentação deu muito certo e foi uma revolução para época, inclusive sendo modelo para empresas do mundo todo.
A empresária reforça que os empreendedores precisam estar abertos para as mudanças, no entanto, antes de efetivar qualquer tipo de inovação, é importante estar com as questões básicas de gestão financeira e administrativa resolvidas. Além disso, deve-se fazer tudo em consonância com a equipe e alinhado com as pautas atuais, como por exemplo o ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança).
“Eu tenho uma facilidade em perceber o que vai mudar, entretanto, mesmo sabendo aonde eu quero chegar e o que eu quero mudar, eu não sei como realizar isso, e é aí que entra a equipe para aprimorar e criar a ponte até a ideia ser concretizada”, afirmou Trajano, explicando como os colaboradores ajudam a lapidar as ideias e fazem a mudança acontecer.
A diversidade dentro da empresa tem um papel importante para o Magalu. A presidente do Conselho de Administração ressalta que as pessoas com diferentes origens e formações, juntas, aumentam o campo de visão, as possibilidades e soluções para o negócio. Além disso, a cultura com valores consolidados foi essencial para a construção do Magazine Luiza como uma das empresas mais relevantes do Varejo Brasileiro.
“A nossa cultura é a espinha dorsal do negócio. É muito forte e fundamental e só funciona por conta da nossa relação com os nossos funcionários. Eles precisam se sentir protagonistas também”, ensinou a empreendedora, que foi responsável pelas operações da rede de lojas por mais de 20 anos.
A história do Magazine Luiza, e da própria empresária, inspira e encoraja quem já empreende ou quer dar os primeiros passos no mundo do empreendedorismo. Também nos ensina sobre a importância dos valores, da geração de oportunidade e do reconhecimento de privilégios — percepção que, no caso dela, se tornou instrumento para abrir caminhos para outras pessoas, contribuindo com e para o fortalecimento da sociedade e o País como um todo. Como diz o lema do Sistema CNDL, “juntos somos mais fortes”.
Para continuar a descobrir mais sobre a história do Magalu e a trajetória da Luiza Trajano no setor varejista, ouça o episódio #97 do Varejo S.A. Podcast.
Aumente o som e se ligue no episódio:
Edição: Fernanda Peregrino