08 out, 2024
0 ° C

Trilha de conhecimento on-line capacita contadores que atuam com pequenos negócios

Sebrae e Conselho Federal de Contabilidade oferecem, gratuitamente, curso para os profissionais que desejam se tornar referência no atendimento de micro e pequenas empresas

Shutterstock
Trilha de conhecimento on-line capacita contadores que atuam com pequenos negócios

Na última quinta-feira (25/4), comemorou-se o Dia do Profissional Contábil. A data celebra a atuação dos profissionais da Contabilidade que são fundamentais para o desenvolvimento e sustentabilidade dos pequenos negócios no país. De acordo com dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existem atualmente 527,81 mil profissionais de contabilidade (técnicos e contadores) no país, sendo São Paulo o estado com maior número de registros ativos – 29% do total.

A analista da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional Fabíola Calazans destaca que os profissionais da Contabilidade são mais do que responsáveis por registrar e prestar contas das obrigações legais e fiscais das empresas. Segundo ela, pesquisas realizadas pelo Sebrae mostram que os donos de pequenos negócios e os contadores desenvolvem relações de confiança e fidelidade.

“Esses profissionais bem-preparados e capacitados podem apoiar no desenvolvimento dos negócios, atuando também de forma consultiva junto a seus clientes. Existe uma oportunidade para essa relação se tornar ainda mais abrangente, com maior apoio dos contadores à gestão e ao processo decisório dos pequenos negócios”, avalia.

O Sebrae e o CFC oferecem uma trilha de capacitação totalmente on-line com o objetivo de contribuir para que os contadores atuem em gestão, empreendedorismo e inovação, visando à criação de uma rede de suporte e consultoria para os pequenos negócios.

Por meio do “Contador Parceiro: construindo o sucesso”, o profissional vai aprender como se posicionar frente às tendências de mercado, realizar análise de viabilidade de negócios, aplicar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outros temas.

Ao todo, a trilha é formada por 13 módulos, agrupados em quatro blocos que destacam como o profissional contábil pode assumir um papel de consultor das empresas. Ao fim, do curso, é emitido um certificado de conclusão que pontua para o Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade.

“O bloco 3, por exemplo, apresenta ferramentas consultivas que podem ser utilizadas por esses contadores tanto no atendimento dos pequenos negócios quanto no desenvolvimento das suas próprias empresas de contabilidade”, acrescenta a analista.

Para se inscrever gratuitamente na trilha “Contador Parceiro: construindo o sucesso”, basta acessar: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/parceriacfc.