Varejo S.A. Podcast: habilidades para uma gestão mais eficiente em 2025
Conversamos com Shaíze Maldonado Roth, especialista em soft skills e liderança
Shutterstock
O ano de 2024 trouxe significativos desafios e aprendizados para o mundo dos negócios, principalmente no que diz respeito à gestão e à liderança. Agora, com a chegada de 2025, os líderes que desejam se destacar precisam ir além das decisões estratégicas e desenvolver habilidades para uma gestão habilidades mais eficiente e que acompanhem as transformações do mercado.
No episódio de hoje do Varejo S.A. Podcast, conversamos com Shaíze Maldonado Roth, especialista em soft skills e liderança, para entender quais são as competências fundamentais para uma gestão mais eficiente no próximo ano e como os líderes podem se preparar para enfrentar um ambiente corporativo cada vez mais dinâmico.
A liderança eficaz não se resume apenas a tomar decisões rápidas e estratégicas. Segundo Shaíze, a gestão moderna exige um olhar mais amplo, que engloba tecnologia, comportamento humano e capacidade de inspirar equipes. “Ser líder não é apenas sobre comandar. É sobre compreender profundamente as pessoas, as tecnologias e o impacto de cada escolha no longo prazo”, explica.
Isso significa que um bom gestor precisa equilibrar habilidades técnicas e emocionais, criando um ambiente de trabalho que favoreça a inovação, a colaboração e o crescimento sustentável da equipe.
Em um cenário de mudanças constantes, investir no desenvolvimento de soft skills será um dos maiores diferenciais para os líderes do futuro. Abaixo, três das 10 habilidades para uma gestão, que Shaíze destacou:
- Comunicação assertiva: saber se expressar de maneira clara e inspirada é essencial para engajar equipes e evitar ruídos no dia a dia;
- Inteligência emocional: entender e gerenciar emoções, tanto próprias quanto dos colaboradores, ajuda a manter um ambiente de trabalho mais produtivo e saudável;
- Adaptabilidade: a capacidade de lidar com mudanças rápidas e imprevisíveis será necessária para gestores que queiram se destacar.
Além das soft skills, Shaíze destaca que os líderes de 2025 também precisarão estar atentos às tendências tecnológicas e às novas demandas do mercado. Se você quer entender como desenvolver essas habilidades e preparar sua equipe para um ano de crescimento e inovação, não perca este episódio do Varejo S.A. Podcast.