15 fev, 2025
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Brasileiros querem fazer turismo nacional

Segundo a pesquisa Tomorrow’s Consumer, divulgada no primeiro dia de Latam Retail Show 2021, quase 60% dos brasileiros entre 60 e 80 anos desejam viajar pelo país

Segundo a pesquisa Tomorrow’s Consumer, divulgada no primeiro dia de Latam Retail Show 2021, quase 60% dos brasileiros entre 60 e 80 anos desejam viajar pelo país

Depois deste período de restrições, o brasileiro quer viajar pelo país. É o que mostra o estudo “Tomorrow’s Consumer – Sociedade 5.0 Latam”, realizado pela Mosaiclab e apresentado nesta terça-feira na abertura da Latam Retail Show (LRS). De acordo com o levantamento, nos próximos cinco a dez anos, 44% dos brasileiros querem fazer turismo em território nacional. Considerando as gerações, o desejo de viajar é maior (56%) entre os brasileiros da geração babyboomers (60 a 80 anos). Ao analisar os dados por gênero, são as mulheres (48%) que mais querem fazer viagens nacionais.

A pesquisa também revela as quatro categorias com mais potencial de crescimento nos próximos cinco a dez anos no Brasil: viagens nacionais; roupas, calçados e acessórios; eletrodomésticos e eletrônicos para o lar; e internet. Além disso, o estudo aponta que pessoas têm expectativa de um futuro melhor e o aumento da renda. “Há forte tendência de aumentar o consumo e não reduzir, por todas as classes sociais, especialmente pela classe alta”, afirma Karen Cavalcanti, sócia-diretora da Mosaiclab.

O LRS, evento brasileiro de varejo e consumo B2B, é organizado pela Gouvêa Ecosystem. A edição de 2021, que é a sexta, teve início hoje (14) e vai até quinta (16). Ao todo, 220 palestrantes debaterão a Sociedade 5.0, a partir de diferentes perspectivas, em cinco palcos paralelos. Segundo a organização do evento, serão 82 horas de conteúdo, além da divulgação de três pesquisas exclusivas. Toda a programação desta edição é online.

Durante a abertura, Marcos Gouvêa de Souza, fundador e CEO da Gouvêa Ecosystem, disse que o evento tem a missão de inspirar o setor produtivo e discutir o papel das empresas na superação da crise. “O Brasil que temos e o Brasil que queremos estão cada vez mais distantes e essa é uma constatação triste. É hora de nos inspirarmos nos líderes que inspiram líderes em nossos setores para buscarmos reduzir decisivamente essa distância”, disse. “Estamos convencidos de que o setor empresarial, de forma geral, tem de ser o agente fundamental de transformação estratégica de nossa realidade. Temos que discutir e aprender entre nós e, principalmente, nos mobilizarmos para agir”, acrescentou Marcos Gouvêa.

A abertura do LRS também contou com a participação do presidente e CEO da National Retail Federation, Matthew Shay. Para ele, apesar do aumento da propagação da variante Delta do coronavírus, o momento atual oferece oportunidades para os varejistas. Nos Estados Unidos, só nos primeiros sete meses deste ano, as vendas no varejo já subiram 15% em relação ao mesmo período de 2020. “Mesmo com a variante Delta, vemos uma demanda reprimida, com as pessoas se planejando a voltar às aulas, e revisamos a nossa projeção de gastos no varejo, de uma média de 6,5% a 8,5% para 10% e 12%”, afirmou Matthew Shay.

Tomorrow’s Consumer
O estudo “Tomorrow’s Consumer – Sociedade 5.0 Latam” foi realizado entre 15 de agosto e 4 setembro de 2021. Foram entrevistadas 4.930 pessoas (de 18 anos ou mais) de 14 países da América Latina: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Peru, Uruguai, Equador, Guatemala, Venezuela, Paraguai, Costa Rica e Panamá.

Confira mais tendências de consumo dos brasileiros, segundo o Tomorrow’s Consumer:

Turismo nacional

  • Nos próximos cinco a dez anos, 44% dos brasileiros querem fazer turismo em território nacional;
  • Considerando as gerações, o desejo de viajar é maior (56%) entre os brasileiros da geração babyboomers (60 a 80 anos), seguidos de pessoas das gerações: Y (25 a 39 anos), com 47%; e X (entre 40 e 59 anos), com 43%;
  • Ao analisar os dados por gênero, são as mulheres (48%) que mais querem fazer viagens nacionais.

Lista de desejo

  • 45% dos brasileiros da geração X planejam adquirir eletrodomésticos e eletrônicos;
  • Para os jovens da geração Z (18 a 24 anos), o maior desejo é de comprar roupas, calçados e acessórios;
  • Entre os babyboomers, há também forte intenção de usar aplicativos de transporte e serviços de internet;
  • As mulheres também querem adquirir cosméticos, artigos de decoração, roupas e acessórios;
  • Os homens preferem comprar eletrodomésticos e eletrônicos para o lar (42%) e internet (46%).

Setores com mais potencial de consumo

  • Viagens nacionais;
  • Roupas, calçados e acessórios;
  • Eletrodomésticos e eletrônicos para o lar;
  • Internet;
  • Produtos de tecnologia de uso pessoal, como celular, veículos e imóveis.

Potencial de consumo x renda

1) Quanto mais alta a renda dos brasileiros, maior a vontade de adquirir bens ou serviços, como:

  • Viagens nacionais ou internacionais;
  • Veículos;
  • Itens de decoração ou reforma do lar;
  • Cosméticos;
  • Alimentação em bares ou restaurantes;
  • Produtos financeiros.

2) Entre a população da classe mais baixa, o maior desejo de consumo é por:

  • Roupas, calçados e acessórios;
  • Eletrodomésticos e eletrônicos para o lar;
  • Viagens nacionais;
  • Serviços de internet.

Crianças no lar

Se há crianças na casa, cresce a vontade e a necessidade de adquirir:

  • Roupas, calçados e acessórios;
  • Eletrodomésticos e eletrônicos para o lar;
  • Alimentos funcionais e saudáveis;
  • TV a cabo;
  • Brinquedos;
  • Seguros.

América Latina

Entre a população pesquisada da América Latina, a aquisição de roupas e acessórios o principal desejo de compra e as viagens nacionais em segunda posição.