Programa da União Europeia vai investir 30 milhões de euros ao longo de quatro anos em micro e pequenas empresas latino-americanas que apostam na transição para uma economia circular

Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) promoveu na manhã desta quarta-feira o lançamento do edital do programa AL-Invest Verde para as instituições brasileiras e dos países do Mercosul. O evento é voltado para a identificação de instituições na América do Sul que queiram inscrever projetos na primeira convocatória do AL-Invest Verde no Brasil. A CACB é a entidade responsável pela organização do processo de seleção das empresas.
Essa é a sexta edição do programa que irá apoiar as empresas por meio de projetos de entidades empresariais relacionados à economia verde, com o objetivo de incentivar os negócios a adotarem produtos, processos e serviços menos poluentes e mais eficientes em termos de recursos, enquanto padrões de consumo mais sustentáveis são adotados em todo o mundo.
O AL-Invest é um dos programas de cooperação econômica mais bem sucedidos da União Europeia na América Latina, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento empresarial na região.
O novo edital aposta no crescimento sustentável e na criação de empregos, apoiando as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos e com baixa emissão de carbono. Serão investidos 30 milhões de euros ao longo de quatro anos de projeto.
O presidente da CACB, Alfredo Cotait, comemorou o lançamento da primeira convocatória do edital e disse que a CACB vai trabalhar para o sucesso do projeto. “Este é o pontapé inicial. Vamos ouvir todas as explanações dos participantes e quero, a cada dia, visualizar o desenvolvimento desses projetos e conto muito com a participação dos presidentes de federações para convencer os presidentes de entidades a participarem e apresentarem propostas para esta etapa que se inicia”, destacou Alfredo Cotait Neto
Pilar Blanco, Representante da delegação da União Europeia no Brasil, lembrou o compromisso da Al-Invest com os acordos de cooperação entre o Mercosul e a União Europeia e explicou o porquê da mudança de foco no projeto, que agora agrega a questão ambiental no seu escopo.
“A Europa está atenta às mudanças provocadas nos últimos anos no que diz respeito ao meio ambiente e a promoção da diminuição das desigualdades. Hoje sabemos o sentido dos investimentos internacionais vão para a recuperação econômica e social dos países, preservação ambiental, tecnologia e economia verde e circular”, disse.
“Essa é uma oportunidade para as pequenas empresas empenhadas em fazer parte de uma nova economia, amparada na preservação e desenvolvimento, encontrarem caminhos para seu crescimento”, disse.
A data limite para a apresentação das propostas para o edital vai até o dia 27 de junho.