Tendências e Inovação

Inteligência para acertar na hora de planejar uma oferta

Plataforma desenvolvida em Santa Catarina indica os melhores produtos para entrar em promoção e maximizar os resultados financeiros 

Por Taise Borges

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Em média, o lucro anual do varejo de alimentos representa apenas 2% do seu faturamento total. A razão dessa baixa rentabilidade costuma ser colocada na conta dos processos – negociação com fornecedores, estocagem, transporte –, que, por falta de automatização e modernização, se tornam lentos e caros. A partir da percepção desses problemas, surgiu, em 2013, a Smarket, start-up catarinense que se propôs a potencializar as promoções nos supermercados e agilizar a produção de materiais de divulgação. Hoje, a empresa está presente em seis estados brasileiros e vem expandindo sua atuação para outros setores do varejo.

 

O software desenvolvido pela Smarket conecta dados de estoque, validade, preços e estatísticas de venda, possibilitando a identificação dos produtos mais estratégicos para entrar em promoção. O sistema auxilia os varejistas a compreender como cada promoção se comportará: se a oferta deve ter longa ou curta duração, se o barateamento de um produto prejudicará outros do mesmo setor, se o produto será vendido na mesma quantidade mesmo com um preço mais alto, entre outras informações. Por meio da tecnologia, o varejista consegue, então, identificar os itens que podem trazer mais fluxo para a loja, selecionar as melhores oportunidades para ofertas e mensurar os resultados financeiros de suas promoções.

 

Segundo Marcela Graziano, diretora executiva da empresa, a Smarket é capaz de maximizar o aproveitamento das promoções e elevar os lucros do varejo ao aliar inovação tecnológica, estratégia de mercado e aprimoramento de processos. “O mais importante ao varejista é ter claro o objetivo da promoção – se é aumentar o fluxo, elevar a margem de lucro, reduzir o estoque. Criamos uma metodologia que o auxilia nessa tomada de decisão, fornecendo informações embasadas para que ele consiga ofertar, de fato, um produto que surtirá resultados”, explica.

 

Mais funcionalidades

 

Além de organizar o fluxo de ofertas e lucros, a plataforma inteligente automatiza a produção de tabloides. As informações sobre as ofertas são transferidas para um programa de diagramação, que estrutura o material e o prepara para impressão. Assim, todos os dados alterados nas tabelas de preço são automaticamente atualizados no encarte, diminuindo o tempo do processo de emissão da propaganda, que, manualmente, poderia demorar cerca de 15 dias. A Smarket também é capaz de gerenciar os contratos firmados com os fornecedores e identificar a plataforma de comunicação (como TV, rádio e jornal impresso) mais eficiente para cada divulgação.
A start-up estima que metade das promoções realizadas pelo varejo não gera aumento nas vendas e, muitas vezes, causa até prejuízo aos empresários. Para Marcela, isso só acontece porque faltam ferramentas para uma tomada de decisão técnica. “Queremos levar inteligência ao varejo, mas de forma acessível. Nosso intuito final é tornar o varejista brasileiro cada vez mais eficiente e estratégico por meio da utilização de tecnologia”, ressalta

 

Sugestão de box:

 

A Smarket tem seis dicas para que o varejista faça uma oferta com sucesso:

 

  1. Qual é o objetivo da promoção? É vender mais, propagar a marca, desovar estoque? O primeiro passo é entender esse propósito e, só então, selecionar os produtos que estão de acordo com a estratégia.

 

  1. Analise a concorrência. Se os concorrentes estão ofertando certo produto, trace estratégias para se sobressair.

 

  1. Aumente a venda de outros produtos. A promoção de itens complementares ao da oferta central estimula o cliente a comprar mais.

 

  1. Veri­fique a margem de contribuição do produto. Não faça a oferta caso essa margem esteja muito baixa e você não possua outro item à venda capaz de cobri-la.

 

  1. Conheça seu público consumidor. Dispor de ferramentas para conhecer o comportamento de compra do cliente é fundamental, pois ajuda o varejista a ser mais assertivo em suas ofertas.

 

  1. Tenha o histórico de vendas do produto, dentro e fora de promoções. Assim, é possível verificar se a oferta é vantajosa ou não ao seu varejo.
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