08 out, 2024
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Crescimento do e-commerce no varejo reforça a importância de trabalhar com dados

Segundo a pesquisa, em 2023 a quantidade de compradores pela internet cresceu três pontos percentuais na comparação com o ano anterior

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Crescimento do e-commerce no varejo reforça a importância de trabalhar com dados

A digitalização do varejo é uma tendência cada vez maior no mundo todo. E no Brasil não é diferente: de acordo com informações do E-Shopper Barometer, estudo anual realizado pelo Grupo Geopost, o e-commerce no país já representa 10% do varejo total. Além disso, segundo a pesquisa, em 2023 a quantidade de compradores pela internet cresceu três pontos percentuais na comparação com o ano anterior, chegando a 68% da população nacional.

Com a transformação do varejo tradicional, as empresas do setor têm o desafio de estar sempre modernizando a sua operação, atuando de forma integrada em seus diferentes canais e plataformas. Para isso, trabalhar com o uso de dados é um ponto fundamental.

“Não restam dúvidas de que o contexto macroeconômico está deixando cada vez menos margem para erros. Com a inteligência artificial se popularizando, assim como o crescimento das compras on-line e da integração do presencial com o digital, a tendência é que cada vez mais empresas possam usar os dados dos consumidores para tomar decisões baseadas em dados estruturados”, comenta Waldir Bertolino, CEO da Infor no Brasil.

Com essa tendência, o varejo brasileiro está entrando em um momento em que a necessidade por um e-commerce mais robusta se torna cada vez mais inerente. E a adoção de um sistema WMS (sistema de gestão de armazém, em sua sigla em inglês), nativo na nuvem, multi-tenant e especializado neste setor, é fundamental para quem busca aumentar a eficiência da operação e reduzir custos.

De acordo com dados globais da Infor, empresa líder em software empresarial na nuvem especializado por indústria, coletados junto aos seus clientes do varejo, o sistema WMS gera um aumento entre 20% e 40% na produtividade do trabalho; redução de até 20% no inventário e no espaço do armazém; diminuição de até 25% em custos de transporte; além de 99% de acuracidade do estoque.

“Diante dessas tendências, é crucial que os varejistas brasileiros se preparem para a jornada rumo à digitalização e eficiência. O futuro do varejo está sendo moldado agora, e aqueles que conseguirem antecipar e abraçar essas mudanças estarão mais bem posicionados para prosperar em um cenário competitivo e dinâmico”, completa Waldir.