Movimento Varejo

O poder das avaliações e opiniões no e-commerce

Depoimentos com experiências de compra geram confiança e conteúdo para o aprimoramento da loja virtual

Não importa o ramo do varejo, a avaliação que o cliente deixa no seu site tem um valor inestimável para os negócios. Isso ocorre porque as lojas virtuais conquistam cada vez mais espaço e a experiência de compra de outros consumidores gera confiança em potenciais novos clientes.

Quando comparado às lojas físicas, o e-commerce ainda pode se encontrar em desvantagem por não oferecer a possibilidade do contato físico com o produto. O problema diminui quando a loja virtual consegue oferecer a comodidade de uma compra sem sair de casa e a garantia de uma mercadoria e atendimento de qualidade. Ter preço bom e promoções chama atenção, mas as vendas podem ser abaixo do esperado caso o cliente verifique uma má reputação da loja.

É nesse cenário que os reviews tornam-se muito mais importantes! As avaliações que o produto recebe vão muito além de ter apenas comentários e estrelinhas no site. O engajamento dessas avaliações permite que os clientes sejam motivados pela boa experiência de compra de outro consumidor. Um produto aprovado e recomendado por outras pessoas gera credibilidade.

Além disso, as avaliações são capazes de criar um conteúdo valioso que permite ao lojista conhecer melhor seu público. Com esses dados em mãos, é possível encontrar estratégias eficientes para atrair e manter clientes. É a internet colaborando para o aperfeiçoamento da qualidade dos serviços e a transparência das empresas.

Como estimular o cliente a avaliar seu atendimento

Para melhorar suas avaliações de produtos na loja virtual, acompanhe algumas dicas:

  1. Gerar boa experiência de compra

Clientes satisfeitos fazem questão de recomendar produtos e lojas. Ofereça mercadorias de qualidade, capriche no atendimento e ofereça informações completas e detalhadas sobre aquilo que está à venda.

  1. Atendimento ágil

Ninguém gosta de esperar muito para receber mercadorias ou ter um problema solucionado. O atendimento ágil pode ser o grande diferencial entre sua loja virtual e o concorrente. Esteja pronto para responder às dúvidas ou solucionar eventuais dificuldades do cliente de forma rápida e eficaz.

  1. Divulgue as avaliações

Deixe os comentários em locais de fácil identificação no seu site. Os clientes sentem-se mais confiantes para realizar a compra quando conseguem mensurar a opinião de outros consumidores. E não se preocupe com críticas negativas. Elas também podem dar veracidade às avaliações e afastar qualquer tipo de desconfiança.

  1. Simplifique o processo de compra

Quanto mais simples o processo de compra, melhor. Não crie inúmeros campos para cadastro ou conclusão de compra. Facilite a vida do seu cliente e ele ficará satisfeito com processos mais ágeis.

  1. Peça

Não tenha vergonha de pedir ao consumidor que avalie o produto e atendimento da sua loja. Assim que o produto for entregue, solicite que ele volte ao site e compartilhe a experiência de compra.

Compartilhe:
Relacionadas
Movimento Varejo

Vendas do comércio varejistas crescem 1,2% e indicam retomada

Segundo a edição de setembro do Panorama do Comércio, depois do recuo observado em junho de 2021, o varejo voltou a registrar um resultado positivo no mês de julho. Compartilhe:
Movimento Varejo

Brasileiros querem fazer turismo nacional

Segundo a pesquisa Tomorrow’s Consumer, divulgada no primeiro dia de Latam Retail Show 2021, quase 60% dos brasileiros entre 60 e 80 anos desejam viajar pelo país Compartilhe:
Movimento Varejo

Abertura da Semana de Alimentação Fora do Lar tem clima de retomada com novidades

Diante de lideranças do setor e do poder público, Abrasel anunciou o Open Delivery, plataforma para facilitar a integração de pedidos que chegam por diversos sistemas. Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.