Depoimentos com experiências de compra geram confiança e conteúdo para o aprimoramento da loja virtual
Não importa o ramo do varejo, a avaliação que o cliente deixa no seu site tem um valor inestimável para os negócios. Isso ocorre porque as lojas virtuais conquistam cada vez mais espaço e a experiência de compra de outros consumidores gera confiança em potenciais novos clientes.
Quando comparado às lojas físicas, o e-commerce ainda pode se encontrar em desvantagem por não oferecer a possibilidade do contato físico com o produto. O problema diminui quando a loja virtual consegue oferecer a comodidade de uma compra sem sair de casa e a garantia de uma mercadoria e atendimento de qualidade. Ter preço bom e promoções chama atenção, mas as vendas podem ser abaixo do esperado caso o cliente verifique uma má reputação da loja.
É nesse cenário que os reviews tornam-se muito mais importantes! As avaliações que o produto recebe vão muito além de ter apenas comentários e estrelinhas no site. O engajamento dessas avaliações permite que os clientes sejam motivados pela boa experiência de compra de outro consumidor. Um produto aprovado e recomendado por outras pessoas gera credibilidade.
Além disso, as avaliações são capazes de criar um conteúdo valioso que permite ao lojista conhecer melhor seu público. Com esses dados em mãos, é possível encontrar estratégias eficientes para atrair e manter clientes. É a internet colaborando para o aperfeiçoamento da qualidade dos serviços e a transparência das empresas.
Como estimular o cliente a avaliar seu atendimento
Para melhorar suas avaliações de produtos na loja virtual, acompanhe algumas dicas:
- Gerar boa experiência de compra
Clientes satisfeitos fazem questão de recomendar produtos e lojas. Ofereça mercadorias de qualidade, capriche no atendimento e ofereça informações completas e detalhadas sobre aquilo que está à venda.
- Atendimento ágil
Ninguém gosta de esperar muito para receber mercadorias ou ter um problema solucionado. O atendimento ágil pode ser o grande diferencial entre sua loja virtual e o concorrente. Esteja pronto para responder às dúvidas ou solucionar eventuais dificuldades do cliente de forma rápida e eficaz.
- Divulgue as avaliações
Deixe os comentários em locais de fácil identificação no seu site. Os clientes sentem-se mais confiantes para realizar a compra quando conseguem mensurar a opinião de outros consumidores. E não se preocupe com críticas negativas. Elas também podem dar veracidade às avaliações e afastar qualquer tipo de desconfiança.
- Simplifique o processo de compra
Quanto mais simples o processo de compra, melhor. Não crie inúmeros campos para cadastro ou conclusão de compra. Facilite a vida do seu cliente e ele ficará satisfeito com processos mais ágeis.
- Peça
Não tenha vergonha de pedir ao consumidor que avalie o produto e atendimento da sua loja. Assim que o produto for entregue, solicite que ele volte ao site e compartilhe a experiência de compra.